Qual é o seu perfil de viajante? Descubra o destino ideal para si!

Sabe qual é o perfil de viajante em que se enquadra? Quer descobrir qual é o destino indicado para a sua personalidade, gostos e interesses pessoais? Conheça qual é o seu perfil e aceda às nossas sugestões de sítios para visitar!

Existe um perfil de viajante para cada tipo de pessoa. Sejam os que gostam de explorar novas culturas, os que são viciados em adrenalina, ou os que gostam de ter todos os aspetos da sua vida planeados, viajar é para todos.

O melhor de tudo? Hoje em dia, encontra oferta turística para todas as preferências e vontades. Mas, primeiro, precisa de conhecer o seu perfil de viajante ou o do seu grupo.

Só conhecendo qual o perfil em que melhor se encaixa, é que poderá focar-se no mais importante: aproveitar a experiência!

Quizz

Qual é o seu perfil de viajante?

Porque é importante conhecer o seu perfil de viajante?

Se está a planear a sua próxima viagem, há uma série de escolhas que tem de fazer. Desde o tipo de destino, locais a visitar e experiências que quer viver. 

Ao conhecer o seu perfil de viajante, torna-se mais fácil traçar objetivos e limitar escolhas relacionadas com o orçamento, nível de imersão cultural desejado e programa de atividades.

Por exemplo, uma pessoa que prefere atividades ao ar livre vai optar por destinos mais exóticos. Em contraste, alguém com um perfil de viajante mais cultural e citadino, pode querer viajar para as principais cidades europeias.

Embora não exista uma lista oficial com todos os tipos de viajantes, deixamos alguns dos perfis mais falados para se inspirar. 

7 perfis de viajantes e ideias de destinos

Descubra qual é o seu perfil de viajante e poupe tempo e recursos a planear a sua próxima viagem! Pode acontecer identificar-se com mais do que um perfil e está tudo bem, porque o objetivo é conhecer-se e fazer uma viagem à medida das suas expectativas.

1. O Guia turístico

Onde quer que vá, este tipo de viajante procura experienciar algo típico ou especial do destino em questão. Pode ser viajar numa gôndola em Veneza, provar sushi no Japão ou visitar o Louvre em França. 

Por isso, não se importa de caminhar horas a fio para conhecer uma cidade ou de experimentar e ver coisas diferentes. Este viajante não tem um tipo de atividades que gosta mais, prefere destinos populares e visita todos os sítios “obrigatórios”.

Melhores destinos: Paris (França), Veneza e Roma (Itália), Tóquio (Japão), Nova Iorque e Washington (Estados Unidos), Madrid e Barcelona (Espanha), Londres (Reino Unido).

2. O Explorador

O viajante explorador foca-se sobretudo na experiência cultural. Por isso, mais do que a arquitetura, contacto com a natureza ou atrações turísticas, querem saber mais sobre a história do destino, visitar locais históricos e conhecer tradições.

Além disso, este perfil de viajante procura uma imersão autêntica na cultura local, através da interação com habitantes, visitas a museus e galerias, e degustação de pratos regionais. 

Melhores Destinos: Grécia, Florença (Itália), Índia, Egito, Kyoto (Japão), Machu Picchu (Peru).

3. O Influencer

Este é o tipo de viajante que adora registar tudo e atualizar os seguidores das redes sociais sobre os melhores momentos vividos. Está sempre à procura do melhor local e momento para tirar a fotografia perfeita.

Paisagens, arquitetura, pessoas, nada escapa ao seu olhar sob o visor do telemóvel ou câmara. E, claro, vai querer aparecer em muitas das fotos em que tira, principalmente se tiver como fundo a Estátua do Cristo Rei ou uma aurora boreal. 

Melhores destinos: Bali, Pedra do Telégrafo (Rio de Janeiro, Brasil), Lagoa Azul (Islândia), Cappadocia (Turquia), Praia dos Flamingos (Aruba), Alpes Suíços.

4. O Aventureiro

O viajante aventureiro adora desafiar-se e não perde uma oportunidade para sair da sua zona de conforto. Este perfil de viajante vibra com a adrenalina, gosta de experimentar atividades radicais e descobrir locais pouco conhecidos.

Algumas atividades que gostam de fazer incluem:

  • Caminhadas ou escaladas;
  • Mergulhar em lagos naturais;
  • Visitar parques de diversão;
  • Viajar de bicicleta;
  • Fazer rafting.

Melhores destinos: Nova Zelândia, Costa Rica, Nepal, Mongólia, Borneo, Patagónia (Chile), Vietname, PortAventura World (Madrid, Espanha), Europa Park (Rust, Alemanha).

5. O Organizado

Sabe aquele tipo de viajante que tem cada dia cronometrado ao minuto? A hora em que deve sair da cama, o tempo disponível para o pequeno-almoço, a agenda definida com horários de visitas, reservas feitas e meios de transportes – tudo está planeado ao detalhe.

Este perfil de viajante começa a planear a viagem com meses de antecedência e não deixa espaço para imprevistos. Além de querer aproveitar ao máximo a experiência, precisa de sentir que está tudo sob controlo para conseguir relaxar.

Melhores destinos: Destinos que ofereçam uma infraestrutura turística sólida e de fácil deslocação, como Japão, Suíça, Alemanha, Singapura e Espanha.

6. O crítico gastronómico

O crítico gastronómico não abdica de provar tudo e do melhor que um destino tem a oferecer em termos de gastronomia. Não é de admirar que passe grande parte da viagem em restaurantes, tascas, mercados de comida ao ar livre e cafés.

Embora a gastronomia possa não ser a principal razão que o leva a viajar, certo é que ele não consegue resistir a provar os pratos típicos dos destinos e a parar pelos locais obrigatórios para foodies autênticos.

Melhores destinos: França, Nápoles (Itália), Istambul (Turquia), Novo México (EUA), Antigua (Guatemala), Japão. 

7. O “good vibes”

O que procura o “good vibes”? Tranquilidade, falta de horários e tempo para relaxar. Para este viajante, o dia perfeito não tem de ser preenchido por atividades e pode ser passado a descansar à beira da piscina ou simplesmente a passear sem fazer qualquer esforço extra. 

Normalmente, o viajante “good vibes” opta por destinos com praias, paisagens naturais e um ambiente de relaxamento. Além disso, preferem alojar-se em hotéis com tudo incluído, onde têm acesso a todo o conforto que precisam.

Melhores destinos: Caraíbas, Cabo Verde, Maldivas, Tailândia, Sedona (Arizona), Hawai, Marbella e Palma de Maiorca (Espanha), Bora Bora (Polinésia Francesa).

 

Faça o quiz: Qual é o seu perfil de viajante?

Descubra qual é o seu perfil de viajante! Preencha o formulário abaixo e responda às perguntas do quiz para se inspirar e receber dicas dos melhores destinos.

Quizz

Qual é o seu perfil de viajante?

Partilha
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn