A planear uma visita de estudo? Descubra 7 destinos ideais

Procura um destino acessível e divertido para viajar com a sua turma? Esta é uma das escolhas que vai definir o sucesso da sua viagem. Inspire-se com estes 7 lugares e garanta uma visita de estudo inesquecível!

Um dos primeiros passos no planeamento de uma visita de estudo é a escolha do destino. Tão entusiasmante, quanto stressante, é normal sentir o peso desta decisão com tantos lugares no mundo para serem descobertos e explorados.

Afinal, é preciso conciliar o plano curricular, as necessidades individuais dos estudantes e as preocupações dos pais com os aspetos logísticos da viagem.

Por isso, listamos alguns destinos selecionados pelos nossos especialistas… Mas antes, aqui ficam os benefícios de realizar uma visita de estudo para a aprendizagem. 

Porque vale a pena organizar uma visita de estudo?


Não é por acaso que as visitas de estudo fazem parte do programa curricular das escolas. Por mais lúdicas que sejam, oferecem um complemento importante para o desenvolvimento de competências sociais, formativas e cognitivas.

Realizar uma visita de estudo é uma oportunidade para os estudantes aprenderem fora da sala de aula e contactarem uma nova realidade. Além disso, oferece outros benefícios como:

  • Aprendizagem mais prática, através de experiências em primeira mão e contextos reais (visitas a museus, laboratórios científicos, empresas, etc.);
  • Estimulação do pensamento crítico, porque num contexto prático é normal surgirem dúvidas que não iriam ocorrer através das páginas de um livro;
  • Expansão dos horizontes e desenvolvimento da tolerância através do contacto com diferentes culturas, pessoas, tradições, idiomas e estilos de vida;
  • Fortalecimento da relação entre alunos e professores, o que acaba por aumentar a atenção e o interesse pelos materiais didáticos.



Como escolher o destino ideal?


Existem diferentes regiões, monumentos e paisagens para conhecer quer a nível nacional ou internacional. A escolha depende do propósito educativo da sua visita de estudo e, em última instância, da logística da viagem.

Quais são os conhecimentos e experiências que pretende transmitir aos alunos? Qual o orçamento disponível? Qual a duração ideal da visita de estudo? Quantos alunos vão participar? Quais as idades e nível de escolaridade dos alunos?

Além destas questões, normalmente procura-se relacionar o tema da viagem com os conteúdos curriculares de disciplinas como História, Geografia, Ciências, Artes ou Línguas.

Outros aspetos a considerar são a acessibilidade do destino, os locais que pretende visitar, as atividades que pretende dinamizar, e, claro, o interesse dos alunos.



7 destinos para se inspirar na sua próxima visita de estudo


Descubra os destinos mais populares, didáticos e emocionantes para começar a planear a sua próxima visita de estudo! Garanta um “sim” por parte de alunos e professores a esta experiência. 



1. Explore a cultura de Barcelona 


Barcelona é a cidade mais popular de Espanha, conhecida por ser bastante vibrante e pelas influências deixadas por Gaudí. A maioria dos alunos aprende sobre Gaudí na escola, o que torna uma experiência impactante ver ao vivo as obras do arquiteto. 

Uma viagem a Barcelona não está completa sem uma visita ao Camp Nou, o estádio de futebol e casa do FC Barcelona.



2. Descubra os tesouros de Roma


Também chamada “Cidade Eterna”, Roma é o coração de Itália o berço de uma das maiores civilizações do mundo. Vários artistas renomados deixaram a marca nesta cidade, como o Coliseu, o Fórum Romano e o Panteão que relembram um passado glorioso.

Hoje, a cidade é um autêntico museu vivo da história, ideal para conhecer a arquitetura clássica, visitar ruínas, praças, estátuas ou atirar uma moeda na Fontana di Trevi.



3. Sinta a magia de Paris


A capital francesa é um ícone de cultura e romantismo, com alguns dos monumentos e atrações turísticas mais famosas do mundo. Quem por lá passa não pode perder a oportunidade de visitar a Torre Eiffel, o Louvre, o Museu d’Orsay e o Notre Dame.

Além de visitar estas atrações, pode tornar a sua visita de estudo ainda mais emocionante ao fazer um cruzeiro no Sena, assistir a um espetáculo no Moulin Rouge ou divertir-se na Disneyland Paris.



4. Ensine a história de Berlim aos seus alunos


Berlim foi palco de eventos históricos significativos, como o regime Nazi, a 2ª Guerra Mundial e a divisão da cidade durante a Guerra Fria. Após a queda do Muro de Berlim, a cidade tornou-se também sinónimo de liberdade, tolerância e criatividade.

Como tal, Berlim é um destino particularmente interessante para disciplinas relacionadas com história, política, arte e cultura. Oferece muitas oportunidades para trabalhos práticos e permite aos alunos vivenciarem o material teórico das aulas em primeira mão.



5. Incentive-os a praticar inglês em Londres


Visitar Londres é uma oportunidade ideal para os seus alunos aprenderem e praticarem o inglês, a língua mais falada no mundo e nos negócios. A cidade é também um grande centro multicultural, acolhendo várias etnias, culturas e tradições diferentes.

Visitar o Big Ben e o Palácio de Buckingham, assistir a um musical no West End, explorar o British Museum e a National Gallery, são algumas das atividades que pode realizar durante a visita de estudo.



6. Aproveite a proximidade de Sevilha


A distância entre Portugal e Sevilha é de cerca de 5 horas de carro. É o destino ideal para uma visita de estudo curta fora do país. Sevilha é também uma cidade vibrante e autêntica com atrações imperdíveis, como a Catedral, o palácio Real Alcázar e a Praça de Espanha.

Não perca ainda a oportunidade de assistir a um espetáculo de flamenco, passear pelos Jardins de Murillo, explorar o bairro de Triana e provar as tapas nos bares locais.



7. Prove as delícias de Bruxelas


Gastronomia e política, a capital belga é conhecida por ser um dos centros urbanos e multiculturais mais importantes da Europa. Os mais gulosos não vão resistir a provar os seus chocolates, waffles e as mais famosas batatas fritas de sempre.

Aproveite ainda para conhecer o Parlamento Europeu, apreciar os seus edifícios góticos e barrocos, e visitar os inúmeros museus da cidade, como o Museu Magritte e o Museu do Chocolate, que agradam a todos os gostos.



Conte com um apoio ilimitado para a sua viagem


Procura apoio na escolha do destino ideal, o alojamento perfeito, os melhores restaurantes, um roteiro personalizado e atividades dinâmicas?

Já conhece os pacotes de viagem da Travel Generation? Estes pacotes são criados especialmente para atender às necessidades das escolas e oferecem todas as condições e comodidades que necessita para o sucesso da sua visita de estudo.

Viaje connosco e receba assistência e acompanhamento em todos os momentos!

Partilha
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn